jump to navigation

Sobre

Meu nome é Marcos Vinícius Carneiro Vital e atualmente sou professor na área de ‘Ecologia Experimental e Modelagem em Diversidade Biológica’ na Universidade Federal de Alagoas, onde ministro disciplinas de Ecologia, Bioestatística e Biomatemática. Formei-me em bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, fiz mestrado em Biologia (com área de concentração em Ecologia) na Universidade Federal de Goiás e finalmente um doutorado em Entomologia na Universidade Federal de Viçosa.

Desde a graduação tenho grande interesse em pesquisa nas grandes áreas de Ecologia, Evolução e Biologia da Conservação. Mais especificamente, trabalho nestas áreas a partir de duas perspectivas distintas: (i) projetos que envolvem coletas e observações em campo de insetos da ordem Odonata (popularmente conhecidos como libélulas), dos quais tenho experiência de coleta e conhecimentos sobre biologia básica, sistemática e comportamento; (ii) e projetos que envolvem levantamentos de dados da literatura e de coleções biológicas, permitindo estudos com os mais diversos grupos de organismos sem a necessidade de trabalhos de campo, e explorando mais profundamente aspectos teóricos (mas também apresentando resultados práticos e aplicáveis!).

O meu currículo lattes (clique aqui para acessar) apresenta detalhes da minha formação e produção e os artigos disponíveis em formato eletrônico podem ser baixados na aba ‘pesquisa’ deste blog.

A foto do banner (uma libélula da família Libellulidae) é de um grande amigo meu, o Leo Caetano, que tem uma maravilhosa galeria no Flickr.

%d blogueiros gostam disto: